JEREMOABO AGORA

SITE DO FUTEBOL BAIANO, JOGOS AO VIVO, NOTÍCIAS

Noticias

Supervisoras dos Centros Municipais de Educação Infantil participam de oficina de teatro de bonecos

No processo de desenvolvimento cognitivo na educação infantil é importante pensar na contação de história para as crianças desde bebê. Foi com essa proposta que o Departamento de Educação Infantil (DEI) da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) realizou, na tarde desta quarta-feira (6), uma oficina de teatro de bonecos. A capacitação aconteceu na Biblioteca Indústria do Conhecimento, que funciona na Praça da Paz, bairro dos Bancários, e reuniu 20 supervisoras e contadoras de histórias dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).  

A oficina foi ministrada pela Cia Boca de Cena, com o projeto ‘Mala de Histórias’. “Quando a gente traz a Cia da Boca de Sena reconhecemos o tesouro complexo, diverso e múltiplo existente na arte de contar história. A ideia de ter feito com as supervisoras é porque essa ação vai ser multiplicada nos planejamentos dentro das unidades de educação infantil, para que as professoras utilizem a voz e o corpo dos bonecos para dar vida às histórias que narram neste momento de encantamento e de valorização da literatura na educação infantil”, disse a diretora do Departamento de Educação Infantil, a professora-doutora Maria Sonaly Machado de Lima.  

Durante o encontro, as supervisoras observaram como trabalhar com teatro de bonecos nas contações de histórias e nas leituras dos livros infantis, uma vez que o teatro de bonecos é uma ferramenta lúdica. Como objeto pedagógico, as contadoras de histórias poderão trabalhar a linguagem das crianças no processo de aprendizagem, desde a própria fala em si, estimulando crianças que tenham dificuldade, e ainda na socialização.  

A diretora geral do projeto ‘Mala de História’, Amanda Viana, que ministrou a formação, parabenizou a ação da Secretaria de Educação. “Eu acho sensacional. Pelos relatos que eu ouvi aqui dos profissionais, é que a contação de história e o sentido da leitura está presente o tempo inteiro no espaço educacional, mas também nesse trato entre escola, creche e família. As famílias também estão interagindo através da leitura e dos trabalhos que estão sendo feitos no CMEIs. Eu achei sensacional e fico super grata pela disponibilidade da Prefeitura de João Pessoa em abrir o espaço para que o meu projeto possa chegar até esses profissionais”, disse.  

Edenilza Barbosa Ramalho, supervisora dos CMEIs Assis Tavares e Maria José de Miranda Burity, ressaltou que a oficina ajudará no trabalho desenvolvido com as crianças. “Tem sido algo que realmente faz com que a gente pense e repense sobre a nossa prática. Muitas vezes, a gente fica habituada no mesmo sistema de dar aula, passar conteúdos e esquece a importância da vivência da cultura popular dentro do nosso CMEI. São através dessas contações de histórias que as crianças desenvolvem vários aspectos”, afirmou.  

Projeto – O ‘Mala de Histórias’ é um projeto de formação e capacitação de mediadores de leitura utilizando teatro de bonecos como recurso. Ele está dividido em ações presenciais e em vídeo. As oficinas são destinadas a professores e pessoas que trabalham com mediação de leitura de uma forma geral, seja artista, recreador, e também as concessões de estudos. O projeto se desenvolve em João Pessoa, Cabedelo, Mamanguape e Conde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *