Hospital Municipal Santa Isabel inicia mutirão de colonoscopia e pacientes elogiam ação

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) iniciou com sucesso, nesta segunda-feira (25), o mutirão de colonoscopia, que tem como objetivo agilizar possíveis diagnósticos de câncer de intestino. Esse tipo de exame é a melhor forma de detectar o câncer de intestino em estágios iniciais.  

“No mutirão, além da parte preventiva, a gente também faz a parte curativa de lesões pequenas. Quando há o diagnóstico de uma lesão já invasiva, aí tem que ser avaliado o tratamento depois de toda avaliação da oncologia e da equipe multidisciplinar. Em outros casos, quando a lesão é de aspecto benigno, já faz a retirada da lesão”, explicou o médico Frederico Campos, endoscopista e cirurgião geral que coordena o serviço de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) do Hospital Santa Isabel.  

O mutirão prossegue nesta terça (26) e quarta-feira (27) e vai beneficiar 60 pacientes que aguardavam na fila de espera da Regulação Municipal, reduzindo a demanda reprimida existente. “Nos procedimentos que foram realizados hoje já houve a suspeita de diagnóstico de um câncer colorretal em um paciente relativamente jovem. Também detectamos alguns pólipos e lesões, que já estão sendo retirados”, disse Frederico Campo.  

O paciente com suspeita de diagnóstico de câncer será encaminhado para a Regulação Municipal, depois que sair o resultado da biópsia, para avaliação do encaminhamento do serviço de referência do município ou do Estado da parte oncológica.  

Pacientes elogiaram – Entre os pacientes atendidos no primeiro dia estava o funcionário público Sérgio Ricardo Gama de Carvalho, que elogiou a ação por reduzir o tempo de espera dos pacientes pelo exame. “O mutirão está ajudando muita gente, com certeza. Eu já esperava para fazer esse exame há um ano e estou hoje aqui realizando o procedimento”, afirmou o paciente pouco antes de entrar no ambulatório para fazer o procedimento.  

Outra paciente atendida foi a técnica de enfermagem Josefa Feliz Melo. “É uma ação maravilhosa, porque já fazia quase dois anos que eu estava aguardando para fazer e, com o mutirão que o hospital está promovendo, finalmente chegou o dia”, declarou.  

A dona de casa Josilene Tavares destacou a importância do mutirão por garantir à população acesso ao exame de forma gratuita e mais rápida. “Esse exame demora muito pelo SUS e para fazer particular, não é todo mundo que tem condições de pagar. Então é uma ação que ajuda muito, principalmente quem tem menos condições”, disse.  

Doenças intestinais – As doenças inflamatórias intestinais (DII) vêm se tornando cada vez mais comuns nos dias atuais. Os sintomas podem começar de forma insidiosa e com o passar do tempo podem se agravar. Por isso, é fundamental a procura pelo médico especialista, coloproctologista ou gastroenterologista, para investigação diagnóstica adequada e tratamento precoce, minimizando a chance de complicações da doença.  

E a colonoscopia, ressalta o médico coloproctologista Francisco Sales Pinto, é o melhor método para se chegar ao diagnóstico dessa doença. “É um exame que serve para prevenir os tumores do intestino, como também para dar aqueles diagnósticos precoces. Então, todo paciente que tiver alguma alteração a nível intestinal, ou seja, perda de sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal, dor abdominal, perda de peso, deve sempre pensar na necessidade de fazer a colonoscopia, que é um exame de prevenção para os tumores do intestino grosso”, alerta.  

O mutirão, organizado pelo Serviço de Coloproctologia do HMSI, através do Programa de Residência Médica em Coloproctologia, coordenado pela médica Shirlane Frutuoso, conta com a participação de uma equipe multiprofissional, composta por médicos, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de maqueiros, recepcionistas, pessoal de apoio e limpeza extras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *